Introdução

Analise as imagens abaixo:



Esses dois "medicamentos" são vendidos em farmácias. Atendem pelo nome genérico de "complementos vitamínicos e minerais".

Por quê encontramos esses produtos à venda, o que eles contêm e qual a necessidade de utilizá-los?

Se consumidos em excesso ou em quantidades insuficientes, eles podem apresentar riscos à saúde humana?

Onde os minerais que compõem esses complementos alimentares são obtidos?

Se ocorrer um acidente ambiental envolvendo os minerais presentes nesses produtos, quais os danos que eles podem potencialmente causar à vida humana?

Algumas dessas respostas serão obtidas ao longo da realização dessa webquest...

O corpo humano necessita de uma certa quantidade de elementos químicos para a manutenção da vida.

De todos os elementos químicos descritos pela tabela periódica, 4 deles são considerados essenciais: carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio.  Estes elementos são a base das substâncias químicas que formam nosso corpo, estando presente em praticamente todas as moléculas que constituem os tecidos, enzimas e demais elementos constituintes do corpo humano.

No entanto, o corpo humano lança mão de mais elementos químicos que, antes de tudo, complementam a função dos 4 elementos principais. São eles: sódio, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre e cloro.

 O corpo humano não se limita a esses elementos e, embora não suspeitemos, alguns elementos químicos de origem inorgânica são também utilizados com função estrutural (servem a diversos propósitos bioquímicos importantes para um bom funcionamento do organismo). São os elementos-traço ou oligoelementos, a saber: Manganês, Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre, Zinco, Molibdênio, Selênio e Iodo.

Existem, ainda, alguns elementos que ainda não possuem comprovação inequívoca do seu papel na saúde humana, mas eles possuem evidências de que desempenham um papel estrutural e funcional no organismo. São eles: Vanádio, Boro, Silício e Arsênio.

Esses elementos químicos entram em nosso corpo através da dieta. Os elementos-traço (também conhecidos como oligoelementos) são necessários em quantidades muito pequenas, mas a não-ingestão dos mesmos pode acarretar em diversos distúrbios.


Que tal conhecermos um pouco mais sobre os elementos aqui citados e onde eles são produzidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário